Paris

Uma das capitais mais visitadas no mundo, Paris realmente encanta os turistas com seus monumentos grandiosos, paisagens e rios acolhedores, tem também seus defeitos, claro. Tem até turista que não é tão fã assim, algumas vezes ela é julgada como uma das menos acolhedoras e das mais caras. Vamos falar mais da parte boa, no final passo algumas dicas para você evitar aborrecimentos e fazer uma viagem maravilhosa.

Paris fica as margens do rio Sena, um importante ponto de referência para os turistas. Já que começamos falando do Sena, segue logo a primeira dica: Não deixe de fazer o passeio de barco, seja de dia ou de noite, para ver todo o charme da cidade. Caso pretenda ficar uns 5 dias na cidade é bom fazer logo o passeio, vai facilitar a localização dos principais pontos turísticos. Fizemos apenas o passeio do dia, mas ficamos com vontade de fazer os dois.

Como chegar, avião ou trem?

Paris tem uma localização privilegiada na Europa, facilitando muito a vida dos turistas, existe uma grande quantidade de voos. Acredito que você já viu muita gente falar que viajar de trem pela Europa é muito simples e agradável. Realmente é bem bacana, nós chegamos em Paris partindo de Montpellier, sul da França. Existem varias opções com mais ou menos 3h de viagem. Por exemplo, você pode chegar em Paris partindo de Bruxelas, Lyon, Londres (um pouco mais longe) …segue o site de uma das operadoras que vendem bilhetes para Paris, Rail Europe aqui você pode ver mais opções assim como nessa imagem:

trem chegando em Paris

Onde ficar

Paris é bem compacta e o metrô funciona muito bem, então é fácil encontrar um local bacana para se hospedar. Basicamente procure um local mais central, perto da margem do Rio Sena é super indicado, fique longe do anel viário, fim da linha do metrô. Veja no mapa que Paris é dividido em números, 1 é bem perto do Louvre e mais central, 18 e 19  mais perto do anel viário que circula a cidade.

mapa ParisComo a cidade recebe muitos turistas você vai encontrar diversos tipos de hotéis, para quem pretende ficar muitos dias. Quem vai viajar com uma turma grande, vale pesquisar um pouco e talvez alugar um apartamento. No nosso caso não ficamos em um hotel muito bom, mas era super bem localizado, dois quarteirões do Louvre. Para mais detalhes dos bairros acesse esse post do blog Segredos de Viagem. Outra dica bacana é dar uma olhada no mapa dos bairros do Trip Advisor.

O que comer

Não tem como viajar para Paris e não se encantar com sua culinária, alguns dos melhores restaurantes do mundo estão em Paris, claro que o preço não é tão maravilhoso assim. Mas não se preocupe você pode encontrar comida boa com um preço mais camarada. Primeira delicia que provamos em Paris foi o Croissant, bem fácil de encontrar nas padarias e realmente muito gostoso. Comprei um e fui comendo no caminho do Louvre, quando terminei de comer já tinha caminhado dois quarteirões…tive que voltar para comprar mais :)

Croque-monsieur, boa dica para o café da manhã. É um dos mais famosos sanduíches franceses. Pode ser servido com salada verde ou café, no nosso caso mais parecia um almoço, logo você vai perceber que as porções de batata frita são bem servidas.

Croque-monsieur

Como em praticamente toda Europa, alguns pratos são bem servidos, principalmente as massas. Muitas vezes uma única pizza, seis fatias, era suficiente para duas pessoas, mas normalmente o garçom queria trazer duas, quando eu pedia uma pizza ele ficava esperando a Márcia fazer o pedido dela, hehe.

Lembrando que existe o famoso jantar durante o cruzeiro no rio Sena, esse nós não provamos mas existem muitos relatos positivos. Sem falar que a vista das pontes, igrejas, Torre Eiffel são de tirar o fôlego durante a noite.

“Ovos” não fui muito com a cara deles, caso você não goste de ovo mole, praticamente cru, fique esperto e avise para trazer bem passado. Tive uma surpresa não muito boa, quando paramos para jantar depois de ter passado o dia inteiro no Louvre, estava super cansado, tudo que eu queria era uma comida rápida e depois uma boa noite de sono. Então paramos em uma pizzaria perto do hotel e pedimos um calzone. Adivinha o que tinha dentro do calzone, só esperando ser cortado? Exatamente, um ovo praticamente cru, que derramou sua gema por todo o prato…e assim terminou nossa noite, eu com cara de indignado e a Márcia morrendo de rir da explosão do ovo e da minha cara.

Para mais informações sobre restaurantes e bares, segue o link da Conexão Paris.

O que fazer em Paris

  • Torre Eiffel, o maior símbolo da cidade. A torre é cercada de jardins, veja aqui no Google Maps, no verão fica tudo lotado, a vista é maravilhosa e muita gente aproveita para fazer um picnic ou tomar um bom drink. Nossa sugestão é que você visite a Torre Eiffel no final da tarde, para aproveitar tanto o dia quanto a noite, a torre iluminada é imperdível. Caso queira subir nos elevadores é bom ir preparado para as filas ou compre seu ingresso online, para ganhar um pouco de tempo.
  • Museu do Louvre, outra atração imperdível, o museu é gigante. Passamos o dia inteiro, saímos para almoçar e depois voltamos. Comprei o ticket pela internet, fiquei um pouco preocupado pois o mesmo tinha uma data anterior ao dia da visita, mas não tivemos problema. Existe uma fila para os visitantes que já possuem ingresso, isso facilita muito entrar e sair do museu. No período da manhã ficamos com um audio guia e um mapa, essa é a melhor opção para quem não gosta de excursão, você fica mais livre. Mas em alguns momentos fiquei um pouco perdido. Você vai precisar de um pouco de paciência, existem alguns grupos gigantes, lotam as escadas do museu. Caso goste muito do quadro mais famoso do museu, Mona Lisa, o salão onde fica o quadro é super lotado. Mas tem muita coisa para conhecer no Louvre, seus jardins, as pirâmides e muita arte.
  • Catedral de Notre-Dame, muito bonita. Caso a fila não esteja muito grande vale aguardar e visitar a torre da catedral, a vista é impressionante.
  • Jardim de Luxemburgo, perfeito para passar as tardes da primavera ou verão. Para quem gosta de tirar fotos o jardim é um cenário perfeito.
  • Arco do Triunfo e Champs-Élysées, caminhar na avenida mais famosa e charmosa de Paris e terminar a visita no Arco do Triunfo é bem bacana. Para os compradores compulsivos…muito cuidado.

Outros pontos que você vai querer conhecer: Basílica de Sacré-Coeur, Ópera Garnier, Panteão, quem sabe até a Disneyland Paris. Para quem tem mais tempo na cidade, visite o Castelo de Chantilly.

Alguns cuidados

Paris é uma cidade segura, mas existem vários relatos de furtos, aqueles conhecidos como discuidista ou pickpocket. Eles adoram locais lotados, tipo metrô, Torre Eiffel, Louvre. Exatamente, até dentro do museu existem furtos. O melhor é guardar a carteira e celular no bolso da frente e ficar de olho. No meu caso sempre viajo com uma pochete, e ainda coloco um cadeado com segredo no ziper :)

Outro golpe aplicado em Paris é o do abaixo-assinado contra qualquer coisa, contra as drogas, contra os terroristas. O golpe é bem simples, uma pessoa chega perguntando se você fala inglês e explica que precisa da sua assinatura, depois que você assina ela fala que tem que pagar uma certa quantia, pois você já assinou e fica perturbando, falando que vai chamar a policia e que você quer enrolar ela. Hehe, ela vira vítima e você acaba pagando alguns euros para ela sair do seu pé.

Existem mais alguns golpes praticados na europa, em breve vou fazer um post sobre esse assunto, e não pense que você é brasileiro, esperto e que nunca vai cair. É melhor ficar bem esperto.

É isso galera, conhecer Paris é realmente um sonho, deixe seu comentário com dúvidas e sugestões, abraços.

1 Comentário

  1. 22 de outubro de 2015    

    Ainda chego aí… Quer dizer, lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Quem Somos?

Barroso e Márcia
Eu Barroso e minha esposa Márcia adoramos viajar e praticamos com muito empenho essa arte. Estamos sempre buscando novos rumos e montamos esse Blog para compartilhar nossas experiências e ajudar você na sua próxima viagem, leia mais...

Siga nosso Instagram

Selecionamos nossas melhores fotos para você :)

Nós utilizamos o Google Apps!

O Google Apps é um pacote de produtividade baseado na nuvem que auxilia as equipes a se comunicarem, a colaborarem e a realizarem tarefas em qualquer lugar e de qualquer dispositivo. Ele é fácil de configurar, usar e gerenciar. Assim, você pode se concentrar no que realmente importa.