O que fazer em Gramado

Gramado é uma cidade especial, você vai se sentir como se estivesse em um país de primeiro mundo. É uma cidade que agrada todas as idades, todos os turistas. Você vai ficar surpreso com a quantidade de atrações que a região de Gramado oferece (Gramado + Canela). No mínimo você deve reservar cinco dias para conhecer essa maravilha, mesmo assim você vai ficar com gostinho de quero mais.

Os aeroportos mais próximos de Gramado são o de Porto Alegre (125Km) e Caxias do Sul (70Km). Alugar um carro no aeroporto é uma opção super tranquila. Caso não goste muito de dirigir ou queira economizar, existe a opção de fazer o trajeto de ônibus, veja informações dos horários neste site. Uma dica, mesmo que você prefira ir de ônibus, veja a possibilidade de alugar um carro em Gramado, muitas atrações ficam entre a cidade de Gramado e Canela, assim você vai ganhar muito tempo e vai deixar o seu roteiro mais flexível. Opa, mais um lembrete, caso estacione no centro de Gramado, lembre-se de comprar o cartão do estacionamento, a famosa “Zona Azul”, existem muitos guardinhas na cidade. Mais informações sobre como chegar em Gramado, você pode conseguir neste Blog.

Quando ir? Gramado é uma boa opção em qualquer época do ano, claro que cada mês tem sua particularidade, época do Natal Luz, Festival de Cinema, das hortênsias, época muito fria… Dependendo da data comemorativa você também vai encontrar uma cidade muito enfeitada, com decorações da época, seja natal, dias dos namorados, páscoa. E sobre o clima da cidade? Boa parte dos meses você vai encontrar temperaturas agradáveis, clima frio. Muitos turistas vão para Gramado em julho, com a esperança de ver neve/geada. Veja a média das temperaturas(linhas) e chuvas(barras) em cada mês:

Variação da temperatura e chuva em Gramado

Variação da temperatura e chuva em Gramado

Agora vamos para as atrações, essa é a primeira pergunta de todo turistas: O que fazer em Gramado? Realmente não faltam opções para os turistas, sejam eles aventureiros, amantes da natureza, admiradores da gastronomia e bebidas, para os chocólatras. Passeios em família, com crianças. Você pode está se perguntando como uma cidade pode agradar tantos gostos diferentes, depois que você visitar Gramado você vai ver que não estou exagerando.

A primeira atração para quem chega na cidade é visitar os Pórticos feitos no estilo germânico. Eles ficam na entrada da cidade, um para quem chega por Nova Petrópolis e outro na via Taquara:

Para os mais curiosos, que querem logo sentir o clima da cidade, uma boa pedida é conhecer o centro, Av. Borges de Medeiros, na região que ficam as igrejas, lojas de chocolates, a Rua Coberta com seus restaurantes e bares. Outra avenida bem movimentada é a Av. das Hortênsias, onde você vai encontrar os Pórticos e muitas outras atrações.

Lago Negro, ideal para quem gosta de um passeio tranquilo, com crianças. É um lago muito bonito, com muita vegetação ao redor e uma trilha para uma caminhada ao redor do lago, ainda conta com algumas opções de pedalinhos.

Mini Mundo, esse é um dos locais preferidos das crianças, é um parque ao ar livre que conta com inúmeras réplicas 24 vezes menores que o tamanho real.

Mundo a Vapor, um museu com muitas peças automatizadas, são réplicas que mostram o funcionamento de serrarias, usinas, locomotivas, fábrica de papel…Logo na entrada do museu você vai se surpreender com a locomotiva que reproduz um acidente ocorrido em Paris, onde um trem caiu da estação.

Mundo a Vapor

Mundo de Chocolate, é uma fábrica da Lugano (um dos melhores de Gramado), aqui você vai poder apreciar esculturas de chocolate e ver como o chocolate é preparado. Algumas pessoas acham o ingresso caro e que não é uma atração imperdível, vai depender quanto “chocólatra” você é.

Snowland, essa é uma das minhas atrações favoritas. É um parque com pista de patinação, escorregador com boias, pista de esqui e moto de neve. Dependendo da época o parque pode ficar bem lotado, é bom escolher um dia de semana para evitar filas. Segue o site do parque para mais informações.

Aldeia do Papai Noel, essa é uma das atrações preferidas das crianças, aqui você vai poder visitar além da casa do Papai Noel, um pequeno zoológico, uma vila com bonecos de neve e mais algumas atrações, tudo muito bem feito e bonito.

Natal Luz, esse é um espetáculo que acontece entre os meses de Outubro e Janeiro, a cidade se transforma e fica muito lotada. Nesse período acontecem muitos shows com o tema “Natal”. Para mais informações acesse o site do evento.

Catedral de Pedra, essa obra prima fica em Canela, cidade vizinha de Gramado. É uma Catedral muito bonita que fica no centro da cidade.

Catedral de Pedra

Alpen Park, um parque com várias atrações: cinema, passeio de quadriciclo, tirolesas, trenó, montanha russa, arvorismo e muitas outras aventuras. Também fica em Canela, cidade vizinha de Gramado.

Nova Petrópolis, cidade com algumas atrações do turismo de aventura, aqui você também vai encontrar uma praça muito bonita com rosas e um labirinto “verde”.

Parque Estadual do Caracol, parque com visual muito bonito, aqui você vai poder admirar uma cachoeira linda e ainda vai poder passear no teleférico. Caso sobre fôlego você vai poder descer os 700 degraus para ver de perto a cachoeira.

cachoeira

Sequência de Fondue, existem muitas opções de Fondue na cidade, vários restaurantes oferecem essa sequência com os mais variados sabores, seja ele de chocolate, de carne ou de queijo. Já que temos tantas opções é natural que surja a dúvida na hora de escolher um restaurante, muitos blogs já escreveram sobre esse assunto, eu indico o post do Mineiros na Estrada para ajudar você na escolha.

Existem muitas outras atrações em Gramado e Canela, veja quais fazem seu estilo e monte seu roteiro, seguem os links com mais avaliações do Trip Advisor para facilitar sua escolha: Gramado ZooNoite GaúchaTour Uva e VinhoParque da FerraduraParque Terra Mágica FlorybalMuseu do AutomóvelDreamland Museu de CeraHarley Motor ShowLe Jardin Parque de Lavanda, A mina.

Alguns ingresso podem ser comprados em conjunto, assim você ganha um desconto, veja este site para mais informações sobre os preços.

Falei que tinham muitas opções, caso tenha dúvidas na hora de montar o seu roteiro deixe um comentário, prometo que vou tentar responder o mais rápido possível.

Boa viagem.

2 Commentários

  1. 6 de julho de 2016    

    Opa! Valeu demais por mencionar a gente!!
    Muito bom o post!

    • Barroso Barroso
      6 de julho de 2016    

      Obrigado. Seu post sobre “Sequência de Fondue” está bem bacana, tinha que mencionar :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Quem Somos?

Barroso e Márcia
Eu Barroso e minha esposa Márcia adoramos viajar e praticamos com muito empenho essa arte. Estamos sempre buscando novos rumos e montamos esse Blog para compartilhar nossas experiências e ajudar você na sua próxima viagem, leia mais...

Comentários

Siga nosso Instagram

Selecionamos nossas melhores fotos para você :)

Nós utilizamos o Google Apps!

O Google Apps é um pacote de produtividade baseado na nuvem que auxilia as equipes a se comunicarem, a colaborarem e a realizarem tarefas em qualquer lugar e de qualquer dispositivo. Ele é fácil de configurar, usar e gerenciar. Assim, você pode se concentrar no que realmente importa.