São Miguel do Gostoso

Este ano resolvemos passar o feriado de carnaval conhecendo as praias do Rio Grande do Norte, inicialmente nosso rumo seria para as praias do litoral sul, começando na praia de Tibau do Sul, um pouco antes de Pipa. Como essa opção é muito procurada pelos foliões e hoje preferimos locais mais calmos, resolvemos arriscar e conhecer São Miguel do Gostoso que fica no litoral norte. São Miguel do Gostoso fica bem próxima de Natal, a 108 Km. Este destino ainda é pouco explorado pelos turistas, a cidade é tranquila, pequena, mas já conta com uma boa estrutura básica para receber os turistas e bons restaurantes, principalmente para curtir a noite. Hoje as praias da região são bem procuradas pelos amantes do kitesurf.

Como viajamos na época do carnaval ficamos esperando uma promoção de passagem aérea para Natal, sorte que encontramos. Depois alugamos um carro (para ficar com mais liberdade na hora de conhecer as praias vizinhas. Existe também a opção de ir de van ou taxi) e então fomos procurar uma pousada, ficamos na pousada Chalés Maria Flor, não teve como economizar muito, mas o preço foi bom e o conforto melhor ainda. Já no aluguel do carro encontramos um bom desconto com KM de Vantagens, fica a dica.

Chegamos no aeroporto de Natal, que fica em São Gonçalo do Amarante (RN), pegamos o carro e encaramos a BR 101 rumo ao nosso destino, sorte que a estrada estava tranquila e em boas condições, rapidinho percorremos os 108Km e chegamos na cidade que já estava em ritmo de carnaval e por acaso a rua da nossa pousada era justamente onde ficava o palco da folia e por causa disso o tráfego de carro não estava liberado, mas rapidamente conseguimos liberação para levar o carro até a garagem da pousada, ufa!

A cidade é bem pequena, basicamente são duas ruas principais e algumas ruas perpendiculares que levam os turistas para a praia, que fica no máximo quatro quarteirões de distância. Nossas aventuras se restringiram há três ruas, rua da praia da Xepa, onde existem cerca de cinco restaurantes bem bacanas e uma praça antes da praia. Rua da praia de Maceió, onde você pode encontrar a Creperia da Madame Xita e mais alguns bares. E a rua Cavalo Marinho, onde fica o restaurante Spaço Mix, nesta rua você também vai encontrar lanchonetes e bares bem bacanas. Na rua principal você encontrará de tudo, farmácia, mercantil, posto de gasolina e alguns barzinhos mais simples.


As praias perto da cidade são mais simples, poucas barracas e uma grande faixa de areia, onde o pessoal aproveita para fazer passeios de quadriciclos. Na cidade também existem alguns points do kite surf, modalidade muito praticada na região.

Agora vamos falar dos passeios das cidades vizinhas. A primeira opção é a praia de Tourinhos, onde você vai curtir um mar tranquilo e um belo pôr do sol. As opções de barracas/bares são bem simples, ficamos na Barraca dos Amigos, atendimento bacana e cerveja gelada. Para chegar nessa praia você vai precisar percorrer aproximadamente 10km de uma pista de terra, aquele barro vermelho, mas a estrada estava em boas condições.


No dia seguinte resolvemos conhecer a praia de Perobas, 30Km de distância que fica depois da cidade de Touros, não é Tourinhos, essa cidade fica para o lado de Natal. Em Perobas existe um passeio de lancha imperdível. Lá você vai encontrar corais magníficos com água cristalina e uma vista do farol que se encontra a 5Km da costa. O trajeto de lancha demora cerca de 20min e você fica desfrutando das águas cristalinas por cerca de duas horas. Uma dica importante para você não dar uma viagem perdida, o passeio só acontece durante a maré baixa, fique de olho na tábua da maré ou ligue com antecedência para as pousadas que oferecem o passeio, Vozinho (84) 99198-8732, Fernando Passeios (84) 99189-6645). Nós fizemos com o pessoal da Barraca Peró Praia, segue o telefone (84) 99104-1003 ou (84) 99491-0316. O valor vai depender da estação e se você vai precisar de transfer, mas deve variar entre R$ 100,00 e R$ 150,00.

Existe um passeio parecido na praia de Maracajaú, que leva você para conhecer outros corais, este fica mais distante de São Miguel do Gostoso, bem mais perto de Natal, mas não deu para conhecer essa cidade, ficou para uma próxima viagem. Outra praia bem conhecida é a de Galinhos, essa já fica mais perto de Macau, bem perto do Ceará.

Agora vamos falar um pouco do carnaval da cidade, como falei no começo do post, não estávamos procurando grandes festas. O que encontramos na cidade foi uma mistura de carro de som, alguns blocos com marchinhas e uma festa grande na praia da Xepa, que marcava o encontro dos pequenos blocos no começo da noite. Ficamos pouco tempo nessa praça, achamos um pouco “muvucado”. Mas a folia de carnaval da cidade é bacana, sem exageros.

Qualquer dia vamos voltar em São Miguel do Gostoso para levar os amigos que não quiseram acompanhar nosso bloco de carnaval, desbravando as praias do Rio Grande do Norte, qualquer dúvida estamos aqui, abraços.

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Quem Somos?

Barroso e Márcia
Eu Barroso e minha esposa Márcia adoramos viajar e praticamos com muito empenho essa arte. Estamos sempre buscando novos rumos e montamos esse Blog para compartilhar nossas experiências e ajudar você na sua próxima viagem, leia mais...

Siga nosso Instagram

Selecionamos nossas melhores fotos para você :)

Nós utilizamos o Google Apps!

O Google Apps é um pacote de produtividade baseado na nuvem que auxilia as equipes a se comunicarem, a colaborarem e a realizarem tarefas em qualquer lugar e de qualquer dispositivo. Ele é fácil de configurar, usar e gerenciar. Assim, você pode se concentrar no que realmente importa.