Como organizar uma viagem

Muitas pessoas me perguntam como tenho coragem e tempo para organizar nossas viagens, minha resposta quase sempre é a mesma: “planejar faz parte da viagem, é uma das melhores partes”. Ou seja, você tem que curtir o planejamento, ver fotos, ler sobre a cultura do destino… Planejar não pode ser uma obrigação, uma tarefa chata.

Você deve está pensando: “Eu lá tenho paciência para isso” ou “Eu não sei nem para onde vai, não sei comprar passagem, nem alugar um bom hotel”. Quase tudo na nossa vida funciona assim, antes de você dedicar um pouco de tempo, tentar aprender, realmente é chato e você não tem nenhuma vontade de fazer aquela tarefa.

Vou mostrar para você os passos que sigo na hora de planejar uma viagem, não é uma coisa engessada, não é uma receita. Na verdade é um forma bem flexível, você vai aprender como usar ferramentas simples para planejar sua viagem.

Adivinha qual é o ponto mais batido? Esse mesmo, DINHEIRO. Esse foi o primeiro ponto que tive que aprender a controlar, antes de viajar eu não tinha muita amizade com o $, eu entrava em cheque especial e a fatura do meu cartão tinha vontade própria :(

Só depois que fiz minha primeira viagem, mesmo sem planejar muito bem, percebi a quantidade de coisas que eu estava perdendo, deixando de conhecer pessoas, lugares, culturas e muito mais. Então comecei a acompanhar a fatura do meu cartão toda semana, não entrei mais no cheque especial. Você já deve ter tentado fazer isso e não conseguiu dar continuidade, não é? Encontrei uma forma simples para decidir se compro ou não determinada coisa, na hora de comprar eu me pergunto: “Com esse dinheiro eu consigo viajar para onde?”. Você tem que ter um objetivo maior para servir de parâmetro na hora de gastar, você tem que se questionar se vale o custo. Fique de olho também nos serviços que você utiliza, nunca usei TV por assinatura, minha internet não é a mais cara e veloz. Com pequenas economias você vai conseguir dinheiro para fazer uma boa viagem.

Agora vamos conversar sobre escolha do destino, essa é uma questão muito pessoal, cada um tem seu estilo, você tem que ser sincero e identificar o seu. No mundo das viagens existem algumas “modas”, destino da vez. Aquele que você começa ver seu amigos do Facebook postando fotos e mais fotos. Eu tenho minha própria lista de desejos, destinos nacionais e internacionais. Um ponto importante na hora de escolher o destino é ficar de olho no clima da região no período que você vai viajar. Segue minha lista de desejos, não tem ordem, escolho de acordo com o dinheiro, clima, vontade de conhecer…

  • Voltar para Fernando de Noronha (fixo na lista)
  • Machu Picchu – Peru
  • Atacama – Chile
  • Bonito – MS
  • Chapada dos Veadeiros – GO
  • Tailândia
  • Ilhas do Caribe
  • e muito mais, fica entrando destino quase todo mês, hehe.

Agora vamos ver como compro as passagens, para uma viagem internacional esse é um dos itens mais caros. Sempre fico de olho em dois destinos, vejo os preços e escolho o mais barato. As vezes consigo encaixar dois destinos em uma mesma viagem, existe uma opção em algumas companhias que você pode comprar passagem para múltiplos destinos, exemplo no site da TAM, durante muito tempo comprar passagem de ida e volta para um único destino foi mais barato, hoje não é sempre assim. Por exemplo, você pode comprar FOR > SP > RJ > FOR e a diferença não é tão grande. Na minha última viagem comprei Fortaleza > Santiago/ Chile > Puerto Montt > Ushuaia > Fortaleza… De Puerto Montt até Ushuaia fiz o trajeto de barco, ônibus e peguei outro avião por conta própria, claro que esse exemplo foi um pouco exagerado, a viagem durou 19 dias, mais detalhes neste outro post.

Para pesquisar as passagens você pode usar sites como Submarino Viagens o bacana é que ele pesquisa em várias companhias, mas fique de olho que ele cobra taxas administrativas, então depois que você encontrar sua passagem, vale olhar o preço direto no site da companhia para comparar os preços.

Mais uma dica, em alguns sites você pode cadastrar seu email para receber alertas quando o preço da passagem baixar, eu indico o site www.skyscanner.com.br depois que você faz a busca você tem a opção de cadastrar um alerta.

Você também pode cadastrar seu email em sites que te enviam promoções, o mais conhecido é o site dos melhores destinos, as vezes o seu destino preferido pode ser o da promoção da vez. Também já comprei passagens no site MaxMilhas, ele faz a união de quem quer vender milhas e comprar milhas, na maioria das vezes você consegue um bom preço.

Agora você precisa escolher um bom hotel, hostel, Airbnb ou qualquer outra opção de hospedagem. Realmente não existe muito milagre nessa parte, vai depender do seu estilo. Eu sempre prefiro boa localização, preço baixo e pouco conforto (quando viajo fico pouco tempo no hotel, então não ligo para o conforto). Sempre alugo no site Booking, tem muitas opções e é bem organizado, você precisa ler os comentários deixados pelos hóspedes para encontrar uma boa opção.

Caso você faça uma viagem internacional fique de olho na cotação da moeda, em alguns países da America do Sul vale levar real e fazer a troca por moeda local no destino, mas fique sempre de olho na segurança. Em viagens mais longas eu levo parte em dinheiro e parte no cartão VTM, tento não usar meu cartão de crédito, pois tem as piores cotações e taxas, mas também levo ele para emergências.

Como escolher pontos turísticos para visitar, hoje é realmente muito fácil encontrar os principais pontos da cidade que você quer visitar, o melhor site é o TripAdvisor com revisões e notas dos viajantes. Você também pode fazer uma busca no Google e rapidamente vai encontrar blogs e dicas do seu destino, esse site faz até uma brincadeira para ensinar a perguntar as coisas para o Google, clique aqui :)

Dica extra, também gosto muito de conhecer um pouco do meu destino usando o Google Maps, o StreetView permite você passear pelo seu destino de uma forma bem simples, é uma verdadeira viagem! Sempre verifico a rua do hotel que vamos ficar, as vezes olho o caminho para pegar um ônibus ou qualquer coisa do tipo, mais detalhes do StreetView neste post.

Qualquer dúvida deixe um comentário, viajar é simples. Depois que você começar é bem provável que não vai mais parar e vai perceber que não é preciso perder muito tempo organizando. Boa viagem.

1 Comentário

  1. Renia Renia
    21 de maio de 2017    

    Post ótimo pra quem esta nesta peleja de montar roteiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Quem Somos?

Barroso e Márcia
Eu Barroso e minha esposa Márcia adoramos viajar e praticamos com muito empenho essa arte. Estamos sempre buscando novos rumos e montamos esse Blog para compartilhar nossas experiências e ajudar você na sua próxima viagem, leia mais...

Siga nosso Instagram

Selecionamos nossas melhores fotos para você :)

Nós utilizamos o Google Apps!

O Google Apps é um pacote de produtividade baseado na nuvem que auxilia as equipes a se comunicarem, a colaborarem e a realizarem tarefas em qualquer lugar e de qualquer dispositivo. Ele é fácil de configurar, usar e gerenciar. Assim, você pode se concentrar no que realmente importa.