Viagem Atacama, Salar de Uyuni e Machu Picchu

Estou escrevendo este post diretamente do Deserto do Atacama, faz tempo que este destino estava em nossos planos, neste ano resolvemos conhecer Atacama, Salar de Uyuni (Bolívia), Machu Picchu e outras cidades pelo caminho, nossa trip será de 25 dias e começamos no Atacama.

por do sol

Passei três meses montando nosso roteiro e só fechamos ele 15 dias antes da viagem, sempre tem aquela cidade que você quer conhecer ou quer ficar mais tempo. Primeiro comprei as passagens de avião, SP -> Santiago -> Calama … Cusco -> Lima -> SP, como já expliquei em outro post sempre compro as passagens com a opção múltiplos destinos, assim não preciso terminar a viagem no mesmo local que começo. Os outros trecho vou fazer de 4×4 (3 dias no salar), depois pego um pequeno avião para chegar em La Paz, não queria perder muito tempo de ônibus e já ouvi alguns relatos que essas estradas das Bolívia não são boas, então comprei um voo com a companhia Amaszonas Boliviana, foi aproximadamente R$ 350,00 e vou perder apenas 2h de Uyuni para La Paz. Passaremos alguns dias em La Paz e depois vamos pegar um ônibus para Copacabana, perto da fronteira com o Peru. Depois vamos para Puno, já no Peru, onde vamos conhecer os lagos Titicaca. Depois seguimos para Arequipa, depois vamos passar dois dias no Vale da Coca e logo em seguida vamos para Cusco, onde vamos se preparar para conhecer Machu Picchu, escolhemos ficar dois dias na cidade base de Aguas Calientes, depois de conhecer uma das maravilhas do mundo vamos voltar para Cusco e seguir para Lima nossa última parada antes de voltar para o Brasil.

Ufa…Até cansei, assim ficou nosso roteiro, sempre tentando aproveitar as cidades mais próximas para descansar entre uma cidade principal e outra, fiz algumas alterações até os 45min do segundo tempo, trocando algumas cidades e hotéis.

Nossos primeiros 5 dias foi mais ou menos assim: Chegamos em  Santiago pela madrugada, passamos pelo processo de migração sem problema, aqui sempre é muito tranquilo e depois ficamos aguardando para pegar o voo para Calama, onde fica o aeroporto mais perto do Atacama. Chegando em Calama fomos providenciar o transfer para San Pedro de Atacama, praticamente o mesmo preço em todas as agências, foram 12.000,00 pesos chilenos, somente ida. Atacama é um cidade bem diferente, pequena, com casas simples e praticamente uma rua principal, tem o básico, caixa eletrônico, farmácia, restaurantes, poucos bares e muitas agências de turismo. Como chegamos cedo, aproximadamente 10h, aproveitamos para contratar os passeios, não tivemos muita dificuldade, é bem mais barato fechar direto aqui no Atacama, melhor que comprar pela internet. Tem passeios para todos os gostos, seguem alguns com os preços (peso chileno) aproximados:

  • Valle de la Luna (10.000,00) passeio de um turno, aproximadamente 4h, termina com um pôr do sol bacana.
  • Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas (50.000,00) passeio de um dia inteiro
  • Geyser del Tatio (20.000,00) passeio de um turno, mas tem que acordar de madrugada.
  • Lagunas Escondidas, Linckan Antay (18.000,00) passeio para tomar banho nas lagoas salgadas.
  • Termas del Puritama (15.000,00) um dos melhores passeios, banhos em água quentinha no meio de um vale, muito bonito.
  • Tour Astronômico (18.000,00) passeio noturno para contemplar as estrelas.
  • Salar de Tara (45.000,00) passeio de um dia.

Existem outros passeios, fique esperto e tente fechar um pacote com a mesma agência você pode conseguir um bom desconto, na maioria dos passeios você ainda vai precisa pagar pelo ingresso, no local da atração. Vou detalhar melhor cada passeio em outros posts. Fechamos os passeios com a agência Lickan Antay, tem uns brasileiros gente boa lá e fizeram um bom preço.

Selecionei algumas fotos dos primeiros dias, até o momento a viagem está sendo maravilhosa, tivemos alguns imprevistos, como o forte vento que gerou uma tempestade de areia em parte do deserto e cancelaram alguns passeios, acabamos não visitando a Laguna Altiplânica, parte da estrada desmoronou :(

As paisagens são maravilhosas, o deserto do Atacama é uma mistura de vários ambientes, neve, areia, lagoas, salares, montanhas e muitos vulcões…

Quem ainda tiver dúvida se viajar para o Atacama é uma boa opção, o que posso dizer é que vale muito, mas é uma viagem um pouco diferente, mais para aventuras, mas não são aventuras extremas, tem passeios com baixas temperaturas e muita areia e tem passeios mais simples, com um pouco de planejamento sua viagem será perfeita :)

Quem Somos?

Barroso e Márcia
Eu Barroso e minha esposa Márcia adoramos viajar e praticamos com muito empenho essa arte. Estamos sempre buscando novos rumos e montamos esse Blog para compartilhar nossas experiências e ajudar você na sua próxima viagem, leia mais...

Siga nosso Instagram

Selecionamos nossas melhores fotos para você :)

Nós utilizamos o Google Apps!

O Google Apps é um pacote de produtividade baseado na nuvem que auxilia as equipes a se comunicarem, a colaborarem e a realizarem tarefas em qualquer lugar e de qualquer dispositivo. Ele é fácil de configurar, usar e gerenciar. Assim, você pode se concentrar no que realmente importa.