Chapada dos Veadeiros

Fazia um tempo que planejávamos conhecer a Chapada dos Veadeiros, encontramos uma promoção de passagens para Brasília e não pensamos duas vezes, aproveitamos o feriado da Semana Santa e partimos para a chapada.

Resolvemos ficar em uma pousada em Alto Paraíso – GO, essa é a principal cidade da região, cidade mais central. Fica perto de Brasília, são apenas 246Km e a estrada é muito boa, sem muito trânsito. Existem outras cidades que você pode ficar, como por exemplo a vila de São Jorge (30Km de Alto Paraíso) e Cavalcante (90Km de Alto Paraíso).

Nossa primeira cachoeira foi a queridinha da região, uma das mais bonitas, Cachoeira Santa Bárbara, ela fica na região de Cavalcante e precisa de guia (R$120,00 p/ grupo de 6 pessoas) e comprar ingresso (R$ 20,00). Essa é uma cachoeira com trilha de 1h. Antes da trilha você precisa dirigir por uma estrada de terra até a comunidade dos Kalungas. O local da cachoeira é lindo, ela não tem uma queda muito alta mas as cores da natureza são impressionantes. Fique ligado caso você viaje nos feriados, o número de visitantes é limitado.

O guia indica um almoço na comunidade, na volta da trilha, pagamos R$ 30,00 e comemos de tudo, almoço bem caseiro e muito bom. O restaurante é bem simples, mas o atendimento é maravilhoso. Na região existem outras cachoeiras e alguns mirantes, então chegue cedo e aproveite. Você pode contratar o guia em Cavalcante ou na própria comunidade. Caso queira encarar a estrada de terra sozinho, na época que fomos a estrada estava até boa, mas segundo o guia ela passa boa parte do tempo cheia de buracos.

No dia seguinte resolvemos conhecer o Parque Nacional, que fica na vila de São Jorge, chegamos tarde e não existiam mais vagas, então resolvemos fazer a trilha da Cachoeira do Segredo, essa foi a trilha mais cansativa e pagamos R$ 35,00 para entrar na trilha que fica em uma propriedade particular. Caminhamos 1h:30min e depois de passar por uma mata bem fechada chegamos no “Segredo”, a cachoeira é muito alta e fica escondida dentro da montanha, água muito fria mas o banho é maravilhoso.

trilha do segredo

Terminamos o dia bem cansados mas o esforço valeu muito. Vejam as fotos dessa maravilha da Chapada:

Novo dia, hora de tentar conhecer o Parque Nacional novamente, chegamos bem cedo, 8h, dessa vez deu tudo certo, colocamos o carro no estacionamento (R$ 15,00) e ficamos na fila esperando entrar no parque. Existem três trilhas no parque, resolvemos fazer a trilha amarela: Saltos 120, Saltos 80 e as Corredeiras. A trilha é longa mas foi tranquila, sem muito esforço, as cachoeiras são encantadoras.

Último dia na Chapada, ainda deu tempo de passar na Fazenda São Bento, mas resolvemos não fazer as trilhas, uma era muito longa e não tínhamos tanto tempo, ainda tinha que viajar para Brasília no período da tarde, mas a fazenda é uma boa pedida, tem uma das melhores estruturas da Chapada, com várias cachoeiras e um restaurante.

Já que o tempo era pouco resolvemos ir para o Vale da Lua, outra opção bem bacana, o rio é bem diferente com rochas que lembram a lua. Existe uma área para banho, não é muito grande mas vale o mergulho. A trilha é muito simples e na entrada da trilha existe um estacionamento e uma lanchonete.

Opa, já estava esquecendo, fomos presenteados com essa bela lua, um lindo pôr do sol e muitas Araras visitando nossa pousada durante o café:

Ficamos poucos dias na Chapada, infelizmente, mas foram suficientes para aproveitar muito um pedaço cheio de vida desse nosso Brasil. Acredito que 7 dias sejam a quantidade de dias ideais para você conhecer os principais pontos da Chapada, caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário e boa viagem :)

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Quem Somos?

Barroso e Márcia
Eu Barroso e minha esposa Márcia adoramos viajar e praticamos com muito empenho essa arte. Estamos sempre buscando novos rumos e montamos esse Blog para compartilhar nossas experiências e ajudar você na sua próxima viagem, leia mais...

Siga nosso Instagram

Selecionamos nossas melhores fotos para você :)

Nós utilizamos o Google Apps!

O Google Apps é um pacote de produtividade baseado na nuvem que auxilia as equipes a se comunicarem, a colaborarem e a realizarem tarefas em qualquer lugar e de qualquer dispositivo. Ele é fácil de configurar, usar e gerenciar. Assim, você pode se concentrar no que realmente importa.